“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele”! –Provérbios 22:6 Filhos são presentes, uma dádiva de Deus aos pais. É preciso instruir os pequeninos ao verdadeiro caminho para que cresçam em uma base sólida e com muito amor. E o ministério infantil juntamente com os pais e familiares, realiza esse trabalho durante os cultos com salas especiais de acordo com cada faixa etária do seu filho.
Berçário (4 à 11 meses)
Sala de 1 - 2 anos
Sala de 3 - 4 anos
Sala de 5 - 6 anos
Sala de 7 - 8 anos
Sala de Juniores (9 à 12 anos)
Sala de Adolescentes (13 à 17 anos)
As crianças estão passando por contínuas modificações físicas, mentais, sociais, emocionais e espirituais, seguindo um padrão geral de crescimento e desenvolvimento. Os pais e professores que estiverem atentos às características comuns dos diferentes grupos etários terão condições de lidar com o comportamento das crianças de forma mais adequada e de ensiná-las com mais eficácia.
Algumas crianças desenvolve-se mais rápido outras mais lentas com a mesma idade.
Os manuais de lições da Igreja foram preparados levando-se em conta as características do crescimento infantil.
A função do Ministério Infantil para Igreja
OBJETIVO E PROPÓSITO
O principal objetivo do Ministério Infantil é ensinar a Palavra de Deus,sendo a Bíblia, O principal livro tendo Jesus como centro do seu ensino,visando a Salvação e o crescimento espiritual de cada criança.
Através deste ensino,transformar a vida da criança,Vida esta,que venha expressar no meio em que vive o amorde Deus,a fim de levar Cristo a outros pequenos,visando o crescimento do Reino de Deus.
ALVOS DO NOSSO MINISTÉRIO INFANTIL
Papel da igreja em relação à evangelização das crianças
A igreja deve ser um lugar acolhedor para as crianças.
Na bíblia está escrito: “E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe (Mateus 18:5 )
Portanto, devemos receber bem nossas crianças, pois estamos recebendo Jesus.
As crianças são para nós, adultos, inspiração e exemplo de pureza e amor assim como Cristo. Todos precisamos ser puros como os pequenos se quisermos, de fato, entrar no céu. Pois a bíblia diz: Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. (Marcos 10:15)
Logo a igreja é o lugar onde a criança interage com as histórias da Bíblia, aprende e segue os ensinamentos nela contidos.
Jesus disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. (Lucas 18:16)
Essa passagem nos mostra que Jesus se importa com as crianças, que Ele as ama e que de tais é o Reino dos céus. Se delas é reino dos céus, deve ser assim, também, na casa de oração o seu lugar, onde ela deve ser acolhida, valorizada e respeitada, com amor e paciência, durante as apresentações e em todos os momentos.